Dica Grátis 4 passos para dominar o edital de um concurso público
Veja a seguir 4 passos para usá-lo a favor do seu sucesso:
1. Busque o edital do último concurso
O intervalo entre a publicação do edital e a primeira prova costuma ser curto. Segundo os professores consultados, o prazo mais comum costuma variar de 45 a 60 dias – um tempo irrisório para se preparar para um concurso.
A dica, portanto, é procurar o documento do ano anterior e começar a estudar com antecedência. “O edital mais recente serve apenas para apresentar uma ou outra novidade em relação à ultima prova”.
Todo esse material pode ser encontrado no Diário Oficial da União, bem como nos sites das bancas organizadoras e entidades responsáveis pelo concurso.
2. Entenda a estrutura geral do documento
A seção mais básica de um edital é a das disposições preliminares, que apresenta a banca organizadora, o regime jurídico dos cargos oferecidos (estatutário, celetista etc), o local das vagas e outras informações básicas.
Em seguida, costumam vir a relação de vagas oferecidas e as exigências para se candidatar. “Não cumprir um único requisito impede a posse em caso de aprovação”.
O edital ainda inclui tópicos que indicam as datas e etapas do concurso, instruções para a inscrição e os critérios de avaliação da banca. O conteúdo cobrado nas provas muitas vezes aparece no anexo.
3. Leia e releia criteriosamente cada seção
É importante ter uma visão geral do edital, mas isso não dispensa o candidato de voltar ao texto outras vezes com o olhar aguçado para os detalhes.
Repetir a leitura ajuda a perceber minúcias que podem fazer toda a diferença. E a atenção deve valer da primeira à última vírgula. “Não ignore as disposições finais do edital, porque quase sempre ali se esconde uma informação muito útil”.
Se houver dificuldade para decifrar algum ponto, a dica é buscar um professor ou especialista experiente na tarefa. Mas não há motivo para nervosismo, diz Lelis, porque a linguagem do edital costuma ser bastante clara.
4. Elabore um resumo das informações
O edital deve servir como um “mapa” para a conquista da vaga. “É um instrumento feito para sempre acompanhar o candidato durante os estudos”, afirma.
Mas, na rotina frenética da preparação, você provavelmente não terá tempo para consultar as dezenas de páginas do documento.
O ideal, então, é fazer uma síntese dos pontos principais do documento. A sugestão dos especialistas é destacar as informações mais importantes com um marca-texto e, de preferência, anotá-las em forma de esquema simplificado.