Publicado em Deixe um comentário

Concurso MPU: formada comissão responsável pela organização do certame

O Ministério Público da União divulgou a Portaria que institui a comissão organizadora para o Concurso MPU. O documento foi publicado no Diário Oficial da União e traz a seguinte formação:

Eles cuidarão, por exemplo, dos trâmites para a escolha da banca organizadora e dos detalhes para a divulgação do edital. Com a comissão do Concurso MPU formada, a expectativa é que detalhes sobre a seleção, como o número de vagas e previsão de cronograma sejam divulgados em breve.
Sobre o concurso MPU

Na Lei Orçamentária Anual 2017, há previsão de contratação de 681 novos servidores para o Ministério Público da União. Existem, também, 1.762 cargos vagos no órgão. O certame deve oferecer oportunidades para os cargos de analista e técnico.
Remuneração

Com o reajuste salarial (Lei 13.316/2016) já aprovado e em vigor, os salários dos servidores do Ministério Público Federal ficaram ainda mais atraentes. O reajuste salarial para o MPU foi de 12%, dividido em oito parcelas, a serem pagas em quatro anos. A partir de 1º de janeiro de 2019 o salário dos analistas e técnicos do MPU terá o reajuste de 12% previsto na lei sancionada este ano.

O MPU realizou um concurso para provimento de vagas em 2010 e, em 2013, renomeou seus cargos. Deste modo, as nomenclaturas para os cargos previstas no edital de 2010, não são as mesmas dos editais posteriores.

Concurso MPU 2013

Em 2013, o Ministério Público da União realizou dois concursos. O primeiro para os cargos de Analista – Apoio Jurídico (Direito) e Técnico Administrativo (Ensino médio). O concurso MPU 2013 tem validade até agosto de 2017. Confira os editais dos últimos concursos.

Concurso MPU 2015

Em 2015, o Ministério Público da União realizou mais um certame, também organizado pelo Cespe, para os cargos: Analista (Áreas: Atuarial, Finanças e Controle e Engenharia Química) e Técnico (Área: Segurança Institucional e Transporte).
O Ministério Público da União

O Ministério Público da União compreende os seguintes ramos: a) O Ministério Público Federal (MPF); b) O Ministério Público do Trabalho (MPT); c) O Ministério Público Militar (MPM); d) O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

O que faz o MPU?

Defesa da ordem jurídica, ou seja, o Ministério Público deve zelar pela observância e pelo cumprimento da lei. Fiscal da lei, atividade interveniente.

Defesa do patrimônio nacional, do patrimônio público e social, do patrimônio cultural, do meio ambiente, dos direitos e interesses da coletividade, especialmente das comunidades indígenas, da família, da criança, do adolescente e do idoso. Defensor do Povo.

Defesa dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

Controle externo da atividade policial. Trata-se da investigação de crimes, da requisição de instauração de inquéritos policiais, da promoção pela responsabilização dos culpados, do combate à tortura e aos meios ilícitos de provas, entre outras possibilidades de atuação. Os membros do MPU têm liberdade de ação tanto para pedir a absolvição do réu quanto para acusá-lo.

Deixe uma resposta