Publicado em Deixe um comentário

Concurso Banco Central (BACEN)

Se você está estudando em busca da aprovação em algum concurso público federal, não pode deixar de prestar o concurso banco central, o famoso BACEN.

A validade do concurso anterior do BACEN já expirou, o que aumenta muito as chances de termos um novo certame em breve. Um órgão grande como o Banco Central não pode ficar sem um cadastro de aprovados para repor as vacâncias que ocorrem ao longo dos anos, sendo assim se torna indispensável a realização de um novo concurso.

O BACEN chama a atenção de muitos concurseiros por se tratar de um concurso federal que costuma pagar excelentes remunerações, tanto para nível médio, quanto para nível superior.

Ainda não sabemos qual será a banca organizadora do concurso, mas podemos ter como base o que aconteceu em 2013. Já que no último concurso não tivemos nenhum problema com a organização, é bem provável que o órgão mantenha a Cespe/Cebraspe como a organizadora.

Caso você não saiba, a Cespe é uma das bancas de concurso mais tradicionais do país, sendo responsável por grandes concursos como polícia federal, caixa econômica federal, PRF e muitos outros.

O que deixa muitos concurseiros com medo é o formato de prova da Cespe, em que uma questão errada anula uma questão certa. Assim, em uma prova com 120 questões, se você acertar 60 e errar 60, a sua pontuação será ZERO.

Esse formato beneficia aqueles concurseiros profissionais que realmente estudaram para a prova e acaba eliminando aqueles que ficam apenas tentando chutar para acertar as questões.

Concurso Banco Central 2017: Cargos e Remuneração

Uma das maiores motivações para qualquer concurseiro estudar é a remuneração do concurso. Todos sonham em ter a estabilidade financeira, a qualidade de vida e estar sempre com dinheiro no bolso. No caso do concurso Banco Central 2017, temos excelentes valores iniciais por se tratar de um importante órgão federal.

Antes de falar da remuneração, temos que começar mostrando quais são os cargos do concurso.

Analista

O cargo de analista do Banco Central se divide em diversas áreas do conhecimento. Para concorrer é necessário ter o ensino superior em qualquer área de atuação. Veja as áreas do conhecimento disponíveis no último edital:

bacen 2017

Técnico

Já o cargo de técnico do BACEN, divide-se em apenas duas áreas do conhecimento. Para concorrer é necessário ter o nível médio completo. Veja abaixo as áreas:

concurso banco central 2017

Remuneração

Agora sim, vamos falar de quanto você irá receber caso consiga a sua aprovação no concurso do BACEN 2017!

  • Analista:  R$ 16.286,90
  • Técnico:  R$6.463,44

Órgão aguarda autorização

O BACEN já encaminhou ao Ministério do Planejamento o pedido de 990 vagas para a realização do novo concurso. Atualmente o órgão sofre com a defasagem de pessoal e o novo concurso é extremamente necessário. A partir do segundo semestre de 2017 já devemos ter uma posição do Ministério do Planejamento com relação ao pedido do órgão.

Deixe uma resposta